Sexta-feira, 19 de Maio de 2006

Publicidade a quanto obrigas!!!!!

É impressionante nos dias de hoje a «publicidade» que nos «enfiam» literalmente pelos olhos adentro.

Na roupa, comida, produtos de limpeza, revistas, caixas de correio, televisão, jornais, etc… etc… etc…

Recentemente até nos W.C . Os homens têm nas paredes por cima dos urinóis «placards publicitários» que os distrai do seu acto fisiológico e as mulheres pregadas nas portas.

Enfim publicidade …publicidade…

Depois há a chamada «informação do público em geral» que vem junto à publicidade como uma espécie de «bónus» (obviamente que não falo em publicidade institucional), que pode ter um objectivo lúdico (ou não) ou apenas passar uma mensagem. Um exemplo é as frases, provérbios, anedotas etc e tal… que vem nos pacotinhos de açúcar dos nossos cafezinhos.

Fartamo-nos de ver esse tipo de informação. No meu caso na maioria das vezes diverte-me pelo «caricato» da natureza da mesma.

Há poucos dias fui contemplada com diversa informação avulsa (diária) que gostaria de compartilhar convosco.

 

Passo a citar:

 

- O nível de estrógeneos pode fazer-te sentir-te mais motivada;

- Os estrogéneos regem a 1ª metade do ciclo;

- Falsos mitos: não podes tomar banho no mar porque o período é interrompido;

- Falsos mitos: não podes lavar a cabeça porque o período é interrompido;

- O nível de estrógeneos pode fortalecer a memória;

- O nível dos estrógeneos melhora o cabelo e a pele;

- Quando não te vem o período e não estás grávida chama-se amenorreia;

-Falso mito: não podes comer laranja;

- A testosterona causa nervosismo;

- A testosterona dá-nos mais apetite…. etc… etc…

 

Deixo aqui algumas definições:

 

Estrógenos – designação de hormonas sexuais femininas produzidas nos ovários e na placenta;

 

Testosterona – designação de hormona sexual masculina segregada pelos testículos;

 

 

Antes de vos informar de onde retirei a informação passo a chamar-vos a atenção para as mensagens acima:

 

1º Os falsos mitos são puras «anedotas» eram coisas que eram contadas pelos nossos avós e bisavós e assumidas como verdades, verdadinhas!!! Uma realidade dos tempos em que não havia televisão, jornais e revistas (acessíveis para todos) e Internet. Em que  as meninas na sua primeira menstruação achavam que tinham uma doença grave. Em pleno séc. XXI, julgo que esta informação apenas consegue despoletar gargalhadas nos jovens e crianças, sobre a «santa ingenuidade» de outros tempos;

 

2º Como depreenderam da informação que citei acima, a mesma é dirigida para as mulheres e tem a ver com o ciclo menstrual. Agora alguém pode-me explicar que raio faz a  «Testosterona» aqui???!!!

 

E agora a revelação final. Perguntam vocês onde raio a Princesa foi tirar tão importante informação???!!!

 

Pensos Higiénicos. Os pensos higiénicos vêm em bolsinhas individuais. Todos eles têm uma faixa de cola que nos permite prende-los ás cuecas e que está protegido por uma faixa de papel que temos que retirar. Pois é precisamente nessa faixa de papel, que vêm esta informação tão preciosa a todas as mulheres e jovens Portuguesas.

 

Para além de me provocar algumas gargalhadas o que me impressiona é que falamos de uma grande Empresa e uma vez que se decidiram a prestar tão importante informação, o mínimo que se poderia esperar é que fosse precisa, dirigida a mulheres modernas e informadas. E que de alguma forma desse alguma credibilidade aos produtos que adquirimos!!!

 

Estou seriamente tentada a escrever para a Empresa em questão e enviar-lhes os papelinhos (que resolvi guardar) juntamente com alguns comentários meus. Mas para já decidi esperar pela minha próxima «menstruação» para ver que novidades me trazem as novas «faixas de papel»!!! Estou curiosa!!!

 

@   A vossa Princesa Virtual  deseja-vos um excelente Fim-de-semana e uma óptima semana

 

sinto-me: Pensativa
Decreto-Lei decretado por PrincesaVirtual às 18:04

link do post | Alegações Plebeias | favorito
|
49 comentários:
De Coisas Parvas a 19 de Maio de 2006 às 18:21
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!! AHAHAHAHAHAHAHAHAH!!! É que Ahahahahahaha mesmo! Óhhhh Princesa....o que mais gostei foi da descrição do dito cujo do Penso Higiénico (eu próprio penso sempre de forma higiénica) e dos detalhes sobre a sua colocação!! AHAHAHAHAHAHAHA....mas, não leves a mal...AHAHAHAHAHAHAHAHAHA....quem hoje em dia não nasce a saber .... ahahahahahahahha.... esses detalhes!!!! :D.... ai que agora não consigo parar de ri!!! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!! O que eu me rio com os teus posts de "prognóstico reservado"!!!!!!! EHEHEHEHEHEHEHHEHEHEHEH... (já estou com soluços....fico-me por aqui)!! Bom fim de semana :D:D:D:D:D
De PrincesaVirtual a 19 de Maio de 2006 às 19:39
É sempre bom saber que vocês homens tem sempre algo a apreender coonosco :D beijooos
De MW a 19 de Maio de 2006 às 18:55
A publicidade a pensos higiénicos pelo seu caracter redutor, fútil e estupidificante, não prestigia muito as mulheres... Pretendem reduzi-las a um frágil equilibrio hormonal não controlável. Daí a conhecida frase "deves estar com o período" quando por alguma razão estamos mais chateadas.

Não nego que algumas questões tenham um fundo de verdade e que o determinismo biológico e hormonal influencia os nossos comportamentos.
Mas daí a sermos reduzidas a isso... É que nem nós somos unicamente comandadas pelo estrogénio, nem os homens são unicamente comandados pela testosterona. Há todo um conjunto de factores em jogo, desde biológicos, a educacionais, a psicológicos, a ambientais, a resultantes do processo de socialização, etc...

Quanto ao facto de se falar em testosterona em mulheres, isso tem a ver com o facto de as mulheres tambem produzirem essa hormona (em menor proporção que os homens claro). Daí que definição correcta de Testosterona seja : é uma hormona segregada primeiramente pelos testículos masculinos, os ovários nas mulheres, e as glândulas supra-renais em ambos dos sexos.

Quando aceitamos toda a informação que nos é oferecida sem a questionar e sem querermos aprofundar mais a questão, caímos na generalização e na superficialidade. Ter uma visão critica e saber fazer a triagem da informação que nos é dada, é fundamental.

:)
De PrincesaVirtual a 19 de Maio de 2006 às 22:06
Concordo com tudo o que tão bem «DIZESTE». Mas repara neste caso especifico, julgo que deverá ser um erro. Ou seja as principais hormonas que estão presentes no ciclo menstrual ( e atenção que sou uma leiga, ou seja uma mulher essencialmente de números) são : FSH (não faço a menor ideia do que seja.!!), estrogénios; LH ( tb não sei que raio é isto!!!) e Progesterona. Sendo os estrogénios e a Progesterona (segundo o que li) as principais hormonas responsáveis pelos tais efeitos «secundários» e «colaterais» que TÃO INJUSTAMENTE nos acusam!!!!
Logo parece-me que aquela das «testerona» acima (da tal faixa de papel), eventualmente deveria ser Progesterona... :D
De qualquer das formas essa da Testerona confesso que é novidade para mim!!!
Mas por outro lado também me faz sentido...
Repara o interessante que será culpabilizar a TESTERONA uma hormona essencialmente masculina como a culpada de todas as nossas «maleitas» na altura da nossa menstruação!!!
Hmmm agora fiquei mesmo a pensar ;)
Bei
De PrincesaVirtual a 19 de Maio de 2006 às 22:08
MW esqueci-me dos beijinhos :D
De Alexandra a 19 de Maio de 2006 às 23:50
Princesa... isto deve ser coisa de plebeia ... chamaste-me a atenção para coisas que nunca tinha reparado, por isso te agradeço. Mas tenho que concordar contigo... somos perfeitamente entupidos com publicidade, sabes, acho que criei também anticorpos :)))) daí não ter ainda visto o que descreves...deve entrar a 100 e sair a 300 :))))))) Bom fim de semana também para ti! Beijosssssssssssssssssss
De PrincesaVirtual a 20 de Maio de 2006 às 18:16
De alguma forma todos somos influenciados pela publicidade. Mas eu prefiro a publicidade inteligente :) beijoss Ps mas agora aposto que vais reparar ehehehe
De GNM a 20 de Maio de 2006 às 05:10
Minha (salvo seja) Princesa!

Deixo-te um convite no EXTRANUMERÁRIO!
Gostaria mesmo MUITO que
aceitasses!

Continua a sorrir!
De PrincesaVirtual a 20 de Maio de 2006 às 18:18
Muito obrigado pelo convite GNM infelizmente vai ser dificil ir. Mas vou comprar o livro ai isso vou....
Beijos e que seja um sucessooo :D
De kuka a 20 de Maio de 2006 às 09:49
Foi uma surpresa constatar que a realeza também usa pensos higiénicos!pensei que fosse mais...enfim...tampões!é que sempre achei que combinavam melhor com o azul.De qualquer maneira tens ter cuidado para não engravidares senão,lá se vai a próxima menstruação.
De PrincesaVirtual a 20 de Maio de 2006 às 18:20
Caro Kuka não me posso pronunciar quanto ao seu comentário :D!!!!
É que não vou discutir a minha higiene intima e acessórios com um chefe de cozinha!!! Não vou mesmo!!!
Beijosssss (tenho que passar pelo tua cozinha para ver que andas tu a cozinhar...)
De Maria Papoila a 20 de Maio de 2006 às 12:19
Sua Alteza, estive a ler atentamente a informação das tiras de papel dos pensos higiénicos que utiliza e ri-me a perder com a mesma.
Em relação às dúvidas é interessante comunicar-lhe que mais do que da costela, nós na verdade produzimos estrogénios a partir da testosterona do Adão...É a realidade fisiológica, também responsável pela atresia folicular ao longo da vida desde o nascimento até à volta dos 50 anos...
Os estrogénios são produzidos nos ovários a partir dos androgénios e por esse motivo toda a mulher que é mulher temde produzir tetosterona, antes de produzir estrogénios
O primeiro esteroide a ser produzido nos ovários é a progesterona a que se segue a androsterona, a androstenediona e a testosterona e só no fim os estrogénios que se formam a partir da transformação da androstenediona em estrona e da testosterona em estradiol, num processo bioquímico de aromatização...
Restas-nos pois o Aroma, Sua Alteza, pois à estrona e estradiol chama-se "aromatases".
Espero ter tido alguma utilidade e envio um Beijo
De PrincesaVirtual a 20 de Maio de 2006 às 18:24
Aiiiii Dra. Papoila pedi um parecer técnico e acho...bem...quer dizer.... resumindo um pouco o que tu dissestes nós somos aromatizadas??? é isso??? :D ehehe opa fizeste-me rir além de ter ficado com os olhos em bico!!!!
De Lurdes a 20 de Maio de 2006 às 15:31
AH AH AH AH AH AH AH !!!!!!!!!
AH AH AH AH AH AH AH AH AH!!!!!!
Confesso que ao ler a parte final do teu texto me veio à memória um episódio curioso: julgo que era a evax, teve em tempos spots na televisão em que uma fulana vestida de vermelho ("sou a tua menstruação" - dizia ela) aparecia a tentar chatear a vida das moçoilas e depois obviamente chegava a solução milagrosa.
O priminho de uma amiga minha, altamente influênciado pela dita publicidade, à hora das refeições e sempre que estava com visitas, virava-se para as pessoas e com uma cara hiper cómica dizia: "Olááááááá! Sou a tua meeeeeeeeeeeenstruação...!"´
AH AH AH AH AH AH !!!!!!!!!!
Beijinhos
De Lurdes a 20 de Maio de 2006 às 15:33
Só apareceu depois de publicar o comentário (não, não foi a menstruação!), como sempre, música 5 estrelas Princesa!
De PrincesaVirtual a 20 de Maio de 2006 às 18:32
Bem lembro-me perfeitamente desse anuncio!!1 Demais mesmo:D E essa desse miudo ainda melhora ahahahaa beijinhos Lurdes :D
De Vlad a 20 de Maio de 2006 às 21:57
Princesa, se bem entendi achaste que a informação colocada nos papeizitos era ridícula por ser algo que já toda a gente sabe neste tempo de televisão e internet... se percebi bem, então só posso aconselhar-te a saires mais do teu "palácio" e contatares mais com pessoas que não pertençam à corte ou à nobreza... vais descobrir que por aí fora há muita criança, jovem, até adullto, conpletamente desinformado ;)
Quanto à testosterona... bem ... sou obrigado a concordar que aquela informção assim colocada parece querer dizer que pode ser tomada como aperitivo e vendo a sua proveniência... lol... nem sei que pensar... malandrecos ;)
E sim, tens toda a razão quando dizes que hoje nos enfiam publicidade pelos olhos dentro... a política hoje em dia é feita com técnicas de marketing/publicidade e não com ideias/ideologias ... é triste e é um dos motivos de estarmos num buraco.
È sempre um prazer ler-vos vossa alteza ;)
Beijinhos de admiração
De PrincesaVirtual a 21 de Maio de 2006 às 20:14
Confesso que aquilo que mais piada teve se preende essencialmente com o sitio onde estavam os escritos. Apesar de saber que no nosso Portugal «profundo» ainda existe muita boa gente em que a ignorância e mitos, fazem parte do dia a dia e que não tem acesso às novas tecnologias and so on... acredito que pelo menos através dos professores alguma informação chegue.De qualquer das formas se reparares este tipo de informação não se dirige a essas minorias. Pois se por um lado mencionam numa frase o falso mito de fazer mal comermos uma laranja quando estamos menstruadas, na frase seguinte falam-nos em testeronas e estrogeneos!!!
Hmmmm e mais uma coisinha esta Princesa não vive nos «contos de fadas», vive na vida real

Beijossss :D
De Vlad a 22 de Maio de 2006 às 10:43
A primeira parte do meu comentário não se destinava a defender o objectvo dos escritos mas apenas a contestar o ponto 1º da tua chamada de atenção ;)
De Vlad a 22 de Maio de 2006 às 10:44
...inadvertidamente publiquei o comment antes de enviar os meus carinhosos e respeitoso beijinhos
;)
De PrincesaVirtual a 22 de Maio de 2006 às 14:29
Talvez tenhas alguma razão...no 1º ponto ficou a faltar ... para «mim» os falsos mitos não passam de anedotas... apesar de acreditar ( e espero estar certa) que esse será o entendimento da maioria das mulheres Portuguesas :) beijosss

Ps os teus cumprimentos mesmo que «omissos» estão sempre presente nas tuas visitas
De Augusto Brilhante Ribeiro a 21 de Maio de 2006 às 00:26
Acho boa ideia e aproveita enquanto a tens. "já decidi esperar pela minha próxima «menstruação» " Sua marota, nunca pensei que uma princesa fosse tão fugidia dos plebeus. Está na hora de afiar a lâmina da guilhotina.
De PrincesaVirtual a 21 de Maio de 2006 às 20:16
Epa Augusto até gostaria de te dizer algo...mas confesso que me perdi no teu comentário.

:D beijos e tem uma boa semana

Alegações Plebeias...

.Audiências Reais com a Princesa Virtual: PrincesaVirtual@sapo.pt

.pesquisar

 

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Decretos-Lei Recentes

. ...

. Era uma vez uma Princesa ...

. Quando o cristal se estil...

. COMUNICADO REAL...

. À conversa com uma CABRA!...

. Pastilhas...

. Os Mapas, as mulheres e o...

. As vantagens/oportunidade...

. A SMS.....

. Criteriosa....

.Decretos-Lei Antigos

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

.Nobreza que visito

.Livro de visitas

.Aqueles que me estão a visitar agora mesmo...

.Alguém os viu???

.A orquestra a tocar

.Levem a Princesa (salvo seja) - o seu selo...

blogs SAPO

.subscrever feeds